top of page

Estilo Eduardiano


O chamado estilo eduardiano é associado ao período compreendido entre a década de 1890 e 1910. Sua silhueta possui gola alta e mangas compridas, com peito amplo e cintura bem justa num espartilho, fazendo uma curva sobre os quadris largos, onde o volume das saias é franzido sobre as nádegas, caindo atrás e na frente até chegar aos tornozelos. As saias eram aumentadas com godê, e usavam-se anquinhas para aumentar a roda. Alguns vestidos, principalmente os toalete, deixavam os ombros a mostra. Os chapéus eram pequenos e floridos, ou enormes e emplumados. Carregava-se um guarda sol ou uma bolsinha.

FATOS HISTÓRICOS

A era eduardiana ou período eduardiano corresponde ao período de 1901 a 1910 no Reino Unido, durante o reinado do rei Eduardo VII.

A morte da rainha Vitória do Reino Unido em janeiro de 1901 e a sucessão de seu filho Eduardo, marcaram o fim da era vitoriana. Enquanto Vitória tinha evitado a sociedade, Eduardo era o líder de uma elite elegante que definia um estilo influenciado pela arte e moda da Europa continental, talvez por causa da predileção do rei em viajar. A época foi marcada por mudanças significativas na política, como setores da sociedade que tinham sido em grande parte excluídos do poder empunhando no passado, tais como trabalhadores e mulheres comuns, tornou-se cada vez mais politizado.

O período eduardiano às vezes é estendido para além da morte de Eduardo em 1910, para incluir os anos até o naufrágio do RMS Titanic, em 1912, o início da Primeira Guerra Mundial em 1914, o fim das hostilidades com a Alemanha em 1918, ou a assinatura do Tratado de Versalhes, em 1919.

FOLLOW ME

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black YouTube Icon

STAY UPDATED

POPULAR POSTS

TAGS

Nenhum tag.
bottom of page