top of page

O principio


As roupas, assim como a arquitetura, surgiram como uma necessidade para enfrentar diferentes as condições climáticas mas, desde seus primórdios, serviram para evidenciar as diferenças sociais.

Possivelmente as roupas apareceram cerca de 70 mil anos antes do início da migração dos humanos do norte da África para lugares de climas mais frios. A invenção de vestuário foi, provavelmente, um dos fatores que tornaram a migração possível, ou seja, as primeiras civilizações do Egito e Mesopotâmia já deixaram de ser o início dessa história.

Outras espécies de Homo podem ter migrado para o norte antes do Homo sapiens, e é possível que eles tenham produzido roupas antes mesmo dos Homo sapiens, o que lhes teria permitido sobreviver em climas mais frios.

Alguns estudos chegam a apontar a data de 170 mil anos atrás.

Este momento histórico também faz sentido devido a fatores climáticos conhecidos daquela época. Provavelmente os sereshumanos começaram a usar roupas de forma frequente para se manterem aquecidos quando foram expostos pela primeira vez às condições da Idade do Gelo.

Quanto ao momento em que os seres humanos mudaram a base de seu vestuário de pele de animais para tecidos, a primeira evidência acredita-se que seja um ancestral de feltro. A partir daí, os primeiros seres humanos desenvolveram a atividade de tecelagem cerca de 27 mil anos atrás, com base em impressões de cestas e têxteis no saibro. Há cerca de 25 mil anos, surgiram as primeiras estátuas de mulheres usando uma variedade de roupas diferentes .

A partir daí, civilizações antigas mais recentes descobriram muitos materiais que poderiam ser utilizados em roupas. Os antigos egípcios, por exemplo, passaram a produzir o linho em torno de 5.500 aC, enquanto os chineses provavelmente tenham começado a produzir a seda por volta de 4.000 aC.

Imagina-se que não tenha demorado muito para que o vestuário passasse a ser usado não apenas para manter as pessoas aquecidas, mas também por motivos estéticos. O primeiro exemplo de fibras de linho tingidas foi encontrado em uma caverna na República da Geórgia, e data de 36 mil anos atrás.

Por volta do ano 1300, certas regiões do mundo, devido a alguns avanços tecnológicos alcançados no século anterior, começaram a apresentar roupas drasticamente diferentes das utilizadas anteriormente. Por exemplo, as roupas passaram a ser feitas para se adapatarem ao corpo humano, com costuras, curvas, rendas e botões.

As cores mais fortes e tecidos novos também foram se tornando populares na Inglaterra. A partir deste momento, a moda no Ocidente começou a mudar em um ritmo alarmante, em grande parte baseada na estética. Enquanto isso, outras culturas tiveram sua moda alterada apenas após grandes agitações políticas, ou seja, as mudanças ocorreram de forma mais lenta.

A Revolução Industrial obviamente teve um enorme impacto sobre a indústria do vestuário. As roupas podiam ser feitas em escala industrial nas fábricas em vez de apenas em casa, e podiam ser transportadas da fábrica para o mercado em tempo recorde. Como resultado, se tornaram drasticamente mais baratas, aumentando o guarda-roupa das pessoas e contribuindo para a mudança constante da moda da forma que ainda vemos hoje.

Puzuristar, xacanacu de Mari (2 050 a.C.)

Puzuristar, xacanacu de Mari (2 050 a.C.)

FOLLOW ME

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black YouTube Icon

STAY UPDATED

POPULAR POSTS

TAGS

Nenhum tag.
bottom of page